A Grécia está situada ao sul da Península Balcânica no continente europeu. Aproximadamente 80% de seu território é composto por um relevo montanhoso com poucas áreas agricultáveis, esse aspecto gerava o isolamento de determinadas regiões (chamadas de cantões), fato que permitiu a formação de cidades-Estado independentes.
A principal cordilheira é a dos Montes Pindo que separa a costa leste (Mar Egeu) da costa oeste (Mar Jônico e Mar Adriático mais ao norte).
Durante o paleolítico vários povos começaram a se assentar naquele setor, fixando-se efetivamente no neolítico, durante o decorrer desse tempo eles desenvolveram a prática pesqueira, a mineração, o artesanato (produção de utensílios), a domesticação de algumas variedades de plantas (cevada, aveia, lentilha) e animais (porcos), a navegação e consequentemente o comércio marítimo, principalmente entre as ilhas gregas.
Na Antiguidade, a região era chamada de Hélade, e os seus habitantes de helenos, resultado da miscigenação entre pelasgos (primeiros habitantes da península) e indo-europeus, que começaram a invadir estas áreas por volta de 2000 a.C. (aqueus, eólios, jônios e dórios).
A História da Grécia se divide basicamente em períodos (datas aproximadas):
- Pré-homérico (2200a.C. - 1200a.C.)
- Homérico (1200a.C. - 800a.C.)
- Arcáico (800a.C. - 510a.C.)
- Clássico (510a.C. - 338a.C.)
- Helenístico (338a.C. - 146a.C.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário